Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O tal do ''assim pega mais''

Quem nunca ouviu de um amigo, ou até mesmo de um professor, a famosa frase, ''desce mais devagar que pega mais''! Pois bem, irei explicar esse tal de pega mais..

Existem 3 tipos de contrações musculares, são elas: Concêntricas, excêntricas e isométricas. Para esclarecer melhor, imagine você no exercício de Rosca direta. Quando você sobe a barra, ou seja, quando seu bíceps contrai, é a fase concêntrica; Na hora que você desce, onde parece, e realmente é mais leve, é a fase excêntrica. E é aí que o tal do pega mais entra em ação. As ações excêntricas tem uma resistência maior que as concêntricas, causando maiores ''danos'' à musculatura esquelética. Lembrem-se, são esses ''danos'', ou seja, o desequilíbrio do treinamento, que fazem com que seus músculos cresçam.

Um grande perigo desse tipo de treinamento, são os riscos de lesões musculares, ou até o overarching (que é diferente do overtraining). Pesquisas demonstraram lesões nas miofibrilas de alto nível, até 1 semana pós treino. E os efeitos se manifestam até 6 semanas depois do treinamento.

Realizar um treinamento excêntrico, exige que você seja de certa forma mais avançado na academia, e não existe possibilidade de realizar um treinamento desse sem companheiro ou acompanhamento. E sem falar naquele tal ciclo, que venho citando em todas as postagem, TREINAR, COMER e DESCANSAR.

Reflitam comigo, você faz um treino excêntrico, mas não se alimenta direito e dorme 5 horas por dia.. É quase impossível que você aumente sua massa muscular. Desculpem mas não posso omitir os fatos.

Concluindo, pensem bem antes de realizar o tal do ''pega mais'', pois você pode estar se prejudicando. Esse é apenas um exemplo, das várias outras ''conversas de academia'' que tenho ouvido no dia-a-dia. Antes de prescrever algo, temos que ter conhecimento. Se todo nós soubéssemos de tudo, não precisaríamos de professores para nos instruir na academia.


Dúvidas, críticas, opiniões..
Entre em contato! lucasziick@gmail.com
Abraços! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário